Notícias

Investigação Ambiental Detalhada

Terceira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas.

Após a Investigação Ambiental Confirmatória, é hora de avançar para a etapa de Investigação Ambiental Detalhada. Esta é a primeira fase do processo de recuperação de áreas contaminadas, sendo a fonte principal de informações precisas sobre a contaminação, por isso é de fundamental importância para a definição das etapas seguintes.

A Investigação Ambiental Detalhada, é a etapa de quantificação e qualificação dos contaminantes. Ela tem como objetivo principal especificar as características das fontes de contaminação e dos meios afetados, determinando suas dimensões, volume, tipos de contaminantes e suas concentrações através de análise química e detalhamento de profundidade e abrangência geográfica de percolação dos contaminantes no solo e na água subterrânea.

Durante o processo de Investigação Detalhada utilizamos metodologias tradicionais (poços de monitoramento) e avançadas de mercado (MIP e OIP), de acordo com a complexidade dos trabalhos a serem desenvolvidos.

Após a conclusão da Investigação Ambiental Detalhada, teremos o conhecimento das dimensões das plumas (área afetada do subsolo por migração dos contaminantes devido à permeabilidade do mesmo) e a quantificação dos contaminantes, sendo possível apresentar informações suficientes para a realizar a Avaliação de Risco, conforme a qual determina-se as medidas de intervenção adotadas para cada área.

Em breve falaremos mais sobre técnicas de remediação de áreas contaminadas.

Contate nossos especialistas e conheça nossos serviços da área ambiental. 

ENTRE EM CONTATO