Notícias

Avaliação Ambiental Preliminar

Primeira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas.

Já falamos anteriormente que gerenciar áreas contaminadas pode minimizar riscos à população, ao meio ambiente e passivos para as empresas. Conheça a importância de uma gestão adequada e os passos para sua realização.

 De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, área contaminada é entendida como "(...) sendo terreno, local, instalação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de quaisquer substâncias ou resíduos em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger(...)".

 A proteção do solo, o gerenciamento e o tratamento de áreas contaminadas são temas relevantes em todo o mundo, os graves problemas decorrentes da escassez de água, tornou pauta principal do 9º Fórum Mundial da água, com o tema: " A Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento".  Como grande parte da água doce do planeta brota do subterrâneo, a contaminação do solo tem como consequência a restrição de acesso a recursos hídricos não poluídos.

Empresas que negociam aquisições, expansões, fusões de áreas industriais, ou que tenham interesse em alterar seu setor de atuação, além de investidores do setor imobiliário, incluindo pessoas físicas que pretendem adquirir um terreno ou imóvel, possuem responsabilidade legal sobre as áreas de pretendem explorar, tornando obrigatória a realização de uma Avaliação Ambiental Preliminar em cumprimento das exigências de órgãos ambientais.

Avaliação Ambiental Preliminar, é a primeira etapa a ser realizada no Gerenciamento de áreas contaminadas, ela envolve a identificação de áreas fontes com potencial de contaminação em decorrência de atividades passadas e/ou atuais.

O estudo avalia e reporta as condições ambientais de uma área determinada, com base em fatos e registros históricos, entrevistas com profissionais conhecedores do local, além de uma inspeção detalhada da região e seu entorno.

Como resultado da Avaliação Preliminar temos um Modelo Conceitual Inicial da área avaliada, que servirá como base para desenvolvimento das estratégias ambientais e do plano de amostragem da investigação confirmatória.

Com uma equipe técnica qualificada, experiente e multidisciplinar, a Falcão Bauer é reconhecida pela qualidade na realização dos serviços que envolvem o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas.

Para assessorar nossos clientes e parceiros, seguimos os mais rígidos padrões de qualidade ambiental e ecológica, atuando nos mais diversos segmentos.

Se você se preocupa com o meio ambiente e com o risco ambiental e legal do seu negócio, fale com a Falcão Bauer, o melhor parceiro do mercado na área ambiental.

Entre em contato