ENGENHARIA
Os ensaios em estruturas de concreto armado são considerados um grande aliado nas inspeções e avaliações técnicas das estruturas, com a realização deles é possivel identificar o grau de contaminação do concreto, nível de corrosão em armaduras, detectar vazios e locais de homogeneidade do concreto nos elementos, dentre outras funcionalidades.
O ensaio será realizado mediante determinação da diferença de potencial da corrente contínua através da superfície do concreto, com a utilização de conjunto semi-pilha CPV-4 com voltímetro digital, com o objetivo de detectar as regiões com armaduras apresentando corrosão e perda de seção.
O ensaio será realizado por processo não destrutivo, mediante determinação da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas através do concreto, com o emprego de aparelho portátil, visando avaliar sua homogeneidade.
O ensaio será realizado mediante a abertura de pequena janela na superfície do concreto, de forma a chegar até as armaduras, seguida da aplicação de solução de fenolftaleína, que reage e indica se houve diminuição do pH do concreto para valores inferiores a 9, indicando se a frente de carbonatação chegou ou não até a armadura.
Será avaliada a resistividade elétrica aparente superficial do concreto, utilizando-se equipamento específico para este fim. Este método permitirá obter a potencialidade do concreto em propiciar o desenvolvimento de processos corrosivos na armadura e correlacionar os valores de resistividade com as taxas de corrosão das armaduras.
Prestação de serviços técnicos mediante ensaios através da aplicação do método de GPR com antenas de alta frequência, tendo por objetivo mapear informações importantes sobre o solos/elementos estruturais e construtivos.
Prestação de serviços de consultoria para fins da verificação do comportamento dos elementos estruturais mediante execução de carregamento de prova correspondente a carga de utilização pretendida acrescida de coeficiente de majoração.