Conheça o plano de gerenciamento de resíduos sólidos - pgrs

Conheça o plano de gerenciamento de resíduos sólidos – pgrs

Em uma frase de 1993, o nosso Fundador Luiz Alfredo Falcão Bauer já antevia a preocupação com a excessiva produção de resíduos na construção civil e destinação inadequada dos mesmos, junto ao lixo doméstico: ?É necessário dizermos claramente que o lixo das cidades não pode constituir-se como resultante do lixo de suas obras?.

Observando a crescente geração de resíduos sólidos urbanos, em consequência do aumento do consumo nas cidades, foi regulamentada em 23 de dezembro de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) disposto na lei nº 12.305/2010, com o objetivo de organizar a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), disposto na lei 12.305/2010, é um conjunto de ações e recomendações que visam o controle e monitoramento nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação dos resíduos.

O objetivo da implantação de uma PGRS é conhecer os resíduos gerados em uma determinada empresa ou atividade. Essas informações são apresentadas aos órgãos de controle durante o processo de licenciamento ambiental, renovação e/ou manutenção de licenças já expedidas. Aquelas, cujas atividades tenham considerável impacto ambiental, são obrigadas pela legislação a realizar seu PGRS e os atualizar com maior frequência.

As legislações de cada estado e/ou município, podem especificar procedimentos para geradores de resíduos de pequeno e grande porte, de forma que todos contribuam para a correta gestão do descarte dos seus subprodutos. No estado de São Paulo, o documento é exigido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e inclui, serviços públicos de saneamento básico; resíduos industriais; resíduos de serviços de saúde; resíduos da construção civil; resíduos da agroindústria; resíduos de portos, aeroportos, rodoviárias, alfândegas e afins; além de estabelecimentos comerciais que gerem resíduos perigosos e não perigosos, mas que não se enquadrem como resíduos domiciliares.

Se sua empresa busca soluções ambientais sustentáveis, que cumprem as exigências legais, a Falcão Bauer oferece as melhores soluções do mercado, como:  preparado do PGRS, Gestão Integrada de Resíduos e Certificação de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI).

Contate nossos especialistas e saiba mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *