dia internacional do museu

Dia internacional do museu

Em comemoração ao Dia Internacional do Museu, a Falcão Bauer relembra sua participação na construção do Museu do Amanhã. A grandiosa obra assinada pelo arquiteto e engenheiro Espanhol Santiago Calatrava, foi inspirada nas Bromélias do Jardim Botânico da Cidade Carioca. Sua marcante cobertura branca de aço, se assemelha a asas e se movimenta ao longo do dia, conforme a posição do sol.

O Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, Zona portuária do Rio de Janeiro, inaugurado em dezembro de 2015, consiste em estrutura metálica, com peso de 3810 t de aço montada em única base de concreto monolítica de 190 metros de comprimento. Contempla marquises em balanço de 70 m sobre a fachada frontal, denominada lado terra, e 65 m sobre a fachada posterior, o balanço lado mar. Foi utilizado concreto protendido, apresentando maior durabilidade e protegendo de fissuras, áreas que recebem maiores tensões. Ao todo, foram 22 mil m³ de concreto.

A Falcão Bauer realizou o monitoramento de decimbramento de estrutura metálica em balanço, por meio da instrumentação, que ocorreu em 8 (oito) pontos específicos sendo, 04 (quatro) nos banzos superiores e 04 (quatro) nos banzos inferiores em cada balanço, totalizando 16 pontos de extensometria em toda a cobertura. 

Para a instrumentação foram utilizados extensômetros elétricos de 10 mm. (Strain gages),

Sensores acompanharam as movimentações e deslocamentos ocorridos na estrutura durante a remoção dos escoramentos.  

A extensometria eletrônica para este caso, confirma a eficiência e precisão desta metodologia no controle de qualidade de um processo construtivo, conferindo à equipe de engenharia, confiabilidade e agilidade nas tomadas de decisões no decorrer das atividades e contribuindo para segurança da operação.

A área de Consultoria Técnica de Estruturas da Falcão Bauer, tem como objetivo o estudo das patologias e diagnósticos para fins de construção, manutenção e recuperação de estruturas de concreto, metálica e madeira. Conta com o apoio e a credibilidade de todos os tipos de ensaios desenvolvidos em nossos laboratórios de controle tecnológico de materiais. O corpo técnico é composto por profissionais capacitados para apresentar as melhores soluções.

Contate nossos especialistas e conheça nosso escopo completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *