DIA MUNDIAL DA QUALIDADE

Dia mundial da qualidade

Não podemos falar de qualidade sem citar nosso fundador.

Luiz Alfredo Falcão Bauer, foi a maior referência em qualidade de sua época, quando não se falava no assunto, com reconhecimento nacional e internacional, buscou continuamente a divulgação da qualidade e do controle tecnológico, não somente em obras, mas também nas áreas de indústrias e serviços.

Fundou em 1953 a Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle da Qualidade, o primeiro laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro nº CRL 003.

A melhor maneira de incrementar, constantemente, sua qualidade de construção, é organizar um programa de garantia da qualidade. Este programa é iniciado pelo planejamento e continua pelos projetos e especificações. Em seguida, todas as compras têm que ser feitas de acordo com normas técnicas, que deverão ser parte integrante da cotação de preços?, dizia Bauer.

Nós acreditamos que, aplicando procedimentos normativos já em uso e métodos simples, porém eficientes, é possível obtermos a garantia total da qualidade nas indústrias da construção civil, produtos e serviços.

Como surgiu o dia mundial da qualidade?

O dia mundial da qualidade foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1990 e é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de novembro. 

É uma data muito importante para ressaltar o papel da Gestão da Qualidade na produtividade, competitividade e satisfação de clientes nas organizações. 

Mas afinal, o que é qualidade?  

De uma forma geral, a palavra “qualidade” tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Ou seja, cada indivíduo pode ter um conceito de qualidade diferente.

E o que é qualidade em uma empresa?

De acordo com ISO 9000: “Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas.”

Podemos dizer então que qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes e requisitos de normas.

Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade, estes são conceitos relacionados com a qualidade nas indústrias e serviços.

É importante o envolvimento de todos na organização para que se obtenha bons resultados com a gestão de qualidade.

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