Notícias

Empresas passam a se preocupar com o monitoramento de qualidade do ar em ambientes climatizados

Em resposta a crescente demanda do mercado, a Falcão Bauer realiza o monitoramento da qualidade do ar em ambientes climatizados e realização e execução de PMOC em diversas regiões do país, conforme Lei 13.589/2018 e Resolução-RE nº 9.

A qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente é um item importante a ser monitorado, a Falcão Bauer realiza o monitoramento da qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente em áreas administrativas e industriais de grandes empresas da região Sudeste à Nordeste do país, contando com uma gama dos mais diversos segmentos, inclusive da cadeia de Petróleo e Gás, tanto onshore quanto offshore. 

As empresas já perceberam que garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente, ou seja, ambientes com ar condicionado, previne danos à saúde e impacta diretamente na qualidade de vida e produtividade de seus colaboradores e consequente lucratividade das empresas. Além de atendimento legal, conforme prevê a Lei 13.589/2018

A avaliação da qualidade do ar destes ambientes é realizada através de coleta de amostras com utilização de equipamentos apropriados e execução das análises microbiológicas e físico químicas. 

O monitoramento contempla análises em atendimento à Resolução-RE nº 9 do Ministério da Saúde, pesquisas de fungos patogênicos e/ou toxigênicos, dióxido de carbono (CO2), umidade e velocidade do ar, temperatura, concentração de aerodispersóides, relação da qualidade do ar interno e do ar externo, análises microbiológicas de água condensada, monitoramento de grau de higienização de bandejas e assessoria para acompanhamento de PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle.  

É sempre importante ressaltar que, segundo a Lei 13.589/18, Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando a eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.  

O PMOC é um conjunto de documentos onde constam todos os dados da edificação, do sistema de climatização, do responsável técnico e de procedimentos e rotinas de manutenção comprovando sua execução. Ele determina a carga térmica de cada equipamento, a quantidade de pessoas a ocupar o ambiente conforme a atividade executada, a periodicidade das verificações e possíveis correções a serem realizadas nos equipamentos de refrigeração.

A Falcão Bauer também é referência nesses serviços. Quer saber mais? Entre em contato