Notícias

Evolução Histórica do Materiais de Construção Civil

Os materiais de construção são tão importantes que a História, nos seus primórdios, foi dividida conforme a predominância do emprego de um ou outro material. É o caso, por exemplo, da Idade da Pedra ou da Idade do Bronze.

Nas civilizações primitivas, o homem empregava os materiais assim como os encontrava ?in natural?; não os trabalhava. Não demorou muito, porém, para que começasse a aprender a modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. A partir daí a evolução se deu a passos lentos. Até a época dos Grandes Descobrimentos, a técnica se resumia em modelar os poucos materiais encontrados, tendo quase sempre o mesmo emprego. Na construção predominavam a pedra, a madeira e o barro. Os metais eram empregados em menor escala.

Aos poucos foram aumentando as exigências do homem e, consequentemente, os padrões requeridos. Ele passou a demandar materiais de maior resistência, maior durabilidade e melhor aparência do que aqueles até então empregados.

A tecnologia avança com rapidez e o engenheiro precisa estar atualizado para poder aproveitar as técnicas mais avançadas, utilizando materiais de melhor padrão e menor custo.

Estar atualizado no estudo de materiais inclui hoje, mais do que nunca, saber também como produzi-los, aplicá-los e descartá-los ao final dos processos ou da vida útil, de maneira sustentável.

Trecho do livro: Materiais de Construção ? L.A. FALCÃO BAUER