ISO 45001 – quais os benefícios? como certificar minha empresa?

Entenda os benefícios e como certificar sua empresa na ISO 45001.

Atualmente os debates sobre a segurança do trabalho estão cada vez mais presentes na sociedade, apontando a necessidade de uma real preocupação e investimentos efetivos em ações de saúde e segurança do trabalhador, direcionadas para a prevenção e redução de riscos ocupacionais.  

Segundo os números da Previdência Social, cerca de 700 mil casos de acidentes ocupacionais são registrados por ano no país. E a cada 3 horas e 40 minutos morre um trabalhador em decorrência de acidentes de trabalho, conforme o levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. 

Implantar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) é uma decisão estratégica para as empresas e seu sucesso está diretamente ligado ao comprometimento da liderança e todos os demais níveis da organização. 

A norma define critérios para a implementação de um sistema que auxilia as empresas a identificar, priorizar e gerenciar os riscos ocupacionais decorrentes de suas atividades. 

A certificação acreditada de um Sistemas de SSO conforme a ISO 45001 pode ser concedida para qualquer empresa, independentemente do tamanho, tipo ou natureza, seja do setor privado ou público. Ela traz mais confiabilidade e segurança na gestão dos perigos e riscos em que seus trabalhadores são expostos, estabelecendo um novo padrão em termos de saúde e segurança do trabalho.  

Implementar a ISO 45001 traz inúmeros benefícios, veja alguns: 

  • Demonstrar para clientes o compromisso da organização com a saúde e segurança dos colaboradores; 
  • Maior credibilidade para o mercado;
  • Aprimoramento das condições de trabalho;
  • Melhor gerenciamento e controle dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores;
  • Adequação e cumprimento das normas do Ministério da Economia e demais requisitos legais;
  • Estabelecimento de controles que reduzem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com consequente redução de custos e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores;
  • Redução de prejuízos financeiros relacionados a multas e passivos trabalhistas;
  • Redução de absenteísmo e turnover.

Para uma empresa obter a certificação, é preciso passar por uma auditoria de certificação por uma empresa habilitada. O Instituto Falcão Bauer é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO e é a alternativa ideal para auditar e certificar qualquer empresa na ISO 45001. 

Se sua empresa deseja evoluir em termos de saúde e segurança do trabalho, reduzir custos e prejuízos, melhorar o desempenho e aumentar a credibilidade no mercado, clique aqui, entre em contato e solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *