Qualidade total nas indústrias

Vamos entender o que é qualidade.

De acordo com Juran (1962), considerado o “papa” da qualidade. Qualidade é a adequação ao uso.

Com base nas séries de norma ISO 9000 e ISO 14000, a qualidade pode ser definida como o conjunto de propriedades de um bem ou serviço que redunde na satisfação das necessidades de seus usuários, com a máxima economia de insumos e energia, com a máxima proteção à saúde e integridade física dos trabalhadores na linha de produção, com a máxima preservação da natureza.

Do ponto de vista estritamente técnico, pode-se dizer que qualidade é o atendimento de um produto ou serviço á correspondente normalização técnica, pressupondo-se que esta normalização expresse o mais atual estágio do conhecimento e represente a melhor relação custo/benefício.

A garantia total da qualidade foi quase que, simultaneamente, introduzida pelos Estados Unidos e pelo Japão, neste último caso como forma de otimizar a produtividade e atingir padrões de qualidade capazes de transformar a pequena ilha em uma das principais potências mundiais em termos de economia e produção industrial.

Para que seja atingida a qualidade total devem ser realizados todos os ensaios previstos na normalização técnica, visando-se a reduzir o risco a zero? Obviamente que não! Na engenharia busca-se, sobretudo, balancear as exigências técnicas com a disponibilidade econômica, objetivando sempre a maximização da relação benefício/custo, preceito fundamental da ciência denominada engenharia do valor.

Considerando que a qualidade total deve abranger, além da satisfação do cliente, as necessidades do produtor, dos trabalhadores e da natureza, deve-se implementar um sistema integrado de gestão, contemplando o gerenciamento harmônico do sistema de gestão/ garantia da qualidade do produto, do sistema de gestão/proteção ambiental e do sistema de recursos humanos/proteção à saúde do trabalhador. A implantação conjunta dos vários sistemas de gestão visa, em última instância, produzir com melhor qualidade, menores custos e maior respeito às diferentes formas e vida.

Nosso fundador Luiz Alfredo Falcão Bauer com sua filosofia da qualidade propiciou aos laboratórios da Falcão Bauer o credenciamento pelo INMETRO em 1983, tornando-a o primeiro laboratório privado nacional credenciado.

Falcão Bauer Qualidade Presente Garantindo o Futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *