Torre de tv digital de brasília

Torre de tv digital de Brasília

Em nossa sessão de obras históricas desta semana, apresentamos a Torre de Tv Digital de Brasília.

A principal atuação da Falcão Bauer neste projeto foi o monitoramento estrutural da torre, utilizando tecnologia óptica: uma estratégia eficiente para o prognóstico de patologias estruturais.

Inaugurada em abril de 2012, foi acolhida pelo meio técnico nacional como um referencial arquitetônico da capital do Brasil, destinada à transmissão dos sinais de tv digital.

A edificação projetada por Oscar Niemeyer, possui características singulares, a estrutura da torre foi concebida em dois corpos monolíticos com altura total de 182m. A torre principal, construída em concreto armado e protendido, e a segunda estrutura, uma torre metálica. Ambas receberam instrumentação para o monitoramento de suas grandezas físicas, dentre elas:

? Deformação especifica em armaduras da estrutura;

? Deformação especificas no interior de componentes de concreto armado;

? Variações das forças em ancoragens ativas de cabos de protensão;

? Campos de temperaturas nas regiões estruturais;

? Monitoramento da velocidade.

Como consequência relevante do monitoramento, citamos a preservação da segurança operacional do conjunto estrutural, assim como dos elementos estruturais individuais que o constitui.

A estrutura, também conhecida como ?Flor do Serrado?, fica no setor Habitacional Taquari, sendo o último projeto concluído pelo renomado arquiteto.

#falcaobauer #engenhariacivil #gerenciamento #gerenciamentodeobras #monitoramentoestrutural #torredebrasilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *