você sabe o que é economia circular

Você sabe o que é economia circular?

O conceito de Economia Circular surgiu na década de 70, quando a sociedade passou a ter mais consciência dos aspectos ambientais ao perceber que os recursos naturais eram finitos.

Foi então criado nesta época, os 3 Rs: reutilizar, reciclar e reduzir, que para os dias atuais foram incluídos mais 2 Rs: recusar e repensar.

Quando olhamos para um contexto amplo, é possível observar o desbalanceamento entre o crescimento da população e da economia global, versus e a disponibilidade de recursos naturais. Tal desequilíbrio exige atenção e ações imediatas.

Segundo o relatório bienal da WWF, Living Planet, se o consumo mundial recursos naturais mantiver seu ritmo atual, esta demanda equivalerá ao estoque de três vezes o que temos disponível hoje no planeta até 2050.

Para fazer frente a estes desafios, faz-se necessária a mudança do modelo linear de exploração dos recursos naturais (extração, transformação, consumo e descarte), para o modelo circular, onde esses resíduos descartados possam ser usados como matéria prima, iniciando um novo ciclo.

Os hábitos do consumidor mudaram e já refletem nas decisões de compras. A adoção de práticas sustentáveis pelo setor industrial, pode ser considerada um fator estratégico de sobrevivência, e sobretudo o cumprimento das exigências legais e normativas.

O Serviço de Consultoria Ambiental da Falcão Bauer, oferece soluções que possibilita as empresas identificarem ações necessárias para adequações em seus processos ambientais, tornando-as competitivas para atender um novo mercado.  

Click aqui e contate nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *