Para que serve o ensaio de névoa salina?

O ensaio de névoa salina ou salt spray é um teste de corrosão que tem como objetivo avaliar a resistência de materiais e revestimentos metálicos à corrosão em ambientes salinos. Esse ensaio é realizado através da exposição do material ou revestimento a um ambiente de névoa salina, onde é pulverizada uma solução salina concentrada em uma câmara de teste.

A corrosão é um processo químico que pode causar a deterioração e falha de materiais metálicos, especialmente em ambientes agressivos como a exposição à água salgada. O ensaio de névoa salina é importante porque permite avaliar a capacidade de um material ou revestimento para resistir à corrosão em ambientes marítimos e outros ambientes salinos.

Os resultados do ensaio de névoa salina podem ser utilizados para selecionar materiais e revestimentos apropriados para aplicações em ambientes corrosivos, bem como para verificar a eficácia de tratamentos anticorrosivos. Este teste é comum na indústria de produção de peças automotivas, navais e aeroespaciais.

A norma técnica brasileira que tratava do ensaio de névoa salina mais comumente utilizado com solução de cloreto de sódio era a ABNT NBR 8094, porém este ano ela foi cancelada e substituída pela norma ABNT NBR 17088:2023. A nova norma traz todos os tipos de ensaio de névoa salina como a acética, entre outros.

O laboratório de caracterização da Falcão Bauer possui capacidade de realizar este tipo de ensaios, estamos à disposição através da aba Contatos selecionado Orçamento no campo Assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *